terça-feira, 6 de outubro de 2009

SIMPLES E FÁCIL

Clamo a Ti Senhor; vem depressa!
Escuta a minha voz quando clamo a ti.
Seja a minha oração como incenso diante de ti,
e o levantar das minhas mãos,como a oferta da tarde.
Salmo 141.1,2

Esta semana estive pensando sobre oração. Pensei em como a ritualizamos, complicamos ou dispensamos este ato simples e fácil. Nosso Mestre disse para Vigiar e Orar. Paulo escrevendo aos Tessalonicenses disse “Orem continuamente”, ou noutra tradução: “Orai sem cessar”.

Mas, concordo, muitas vezes parece que não há sentido neste ato, as vezes não conseguimos orar, as vezes nem acreditamos na oração. Acho que foi por este motivo que alguém a fez virar um ritual, complicada-a através de uma leitura ou uma repetição chata.
Você já pensou: Porque orar? Pensa comigo...

Se Deus sabe de todas as coisas, se nos conhece, conhece tudo e não está preso ao tempo, logo sabe o final de nossa história, e a resposta do nosso pedido já está dada. Volto a pergunta: Porque oramos? Esta simples pergunta ligada a falta de uma resposta razoável tem levado muitos a dispensar a oração.

Creio que oramos para mudar nosso coração, para afiar nossa perspectiva, para nos preparar para a resposta, para olharmos na direção certa. E Deus? Ele é o mesmo ontem hoje e eternamente. Ele não muda. Mas nós mudamos! Oramos porque a Bíblia diz para assim fazermos. Oramos porque Jesus mandou e sendo seus discípulos cumprimos o que nos disse para fazer.

Deus sabendo que a oração seria para nós um ato tão emblemático a fez algo simples e fácil. Sim, muito simples e muito fácil.

Simples porque se trata de uma conversa, como falamos um com o outro, como falamos com alguém de nossa família. Simples porque podemos fazê-la sozinhos ou em grupos . Simples também porque, segundo a Bíblia, Ele está nos ouvindo. É simples, não precisa ser sofisticada.

Fácil porque podemos fazê-la na cama, no banheiro, no carro, no escritório, na rua, no parque, enfim em qualquer lugar. Também é fácil porque podemos fazê-la com qualquer tamanho: Uma hora, cinco minutos, um minuto e até um segundo. É fácil, não precisa ser complicada.

“Seja a minha oração como incenso diante de ti”

2 comentários:

  1. é verdade, a oração é simples. Tava pensando: as pessoas podem nao orar tanto pq tudo o que é simples e fácil não é levado a serio...

    qto a repetição e ritual, eu tenho uma duvida: se nao devemos repetir, pq Jesus ensinou como deveria ser a oração? Como Ele mesmo diz " (...)vós orareis assim..."

    ResponderExcluir
  2. Para entender tudo o que Jesus falou sobre oração é necessário ler o texto todo ao qual se refere. Mateus 6.5-14. Ali ele, Jesus, fala claramente, vs 7 "não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos" segue falando e nos deixa uma oração curta a do "Pai Nosso" que é repetida, em alguns ritos ou punições, dezenas e até centenas de vezes.
    Exatamente aquilo que Jesus condenou.

    O que Jesus estava ensinando aqui, sobre a oração, é que ela é mais que um ato público, tem mais a ver com intimidade e solidão... e remetendo ao texto inicial está ligada a mudança do coração de quem ora Ex "...seja feita a tua vontade..."

    ResponderExcluir