sexta-feira, 23 de abril de 2010

Preguiça


Minha descoberta da semana é a “preguiça”, um dos 7 pecado capitais. Você pode chamar a preguiça de “comportamento disfuncional”, na minha cosmovisão este comportamento é “pecado”. Geralmente falamos da preguiça pensando nas pequenas coisas que deixamos de fazer no dia a dia, pensamos na protelação ou naquele que dorme mais horas do que achamos que deveria, mas “preguiça”é mais, muito mais que isto. Há conseqüências para o preguiçoso. Pior, é que as conseqüências também caem sobre os que com ele se relacionam.

Preguiça é um pecado de omissão. A preguiça da alma é terrível porque podemos estar bem ocupados sendo grandes preguiçosos. Estar mexendo com o corpo, sendo esportistas, e até trabalhando bastante, no entanto não lidando com este pecado que consome a alma. Toda vez que deixamos de falar algo ou deixamos de nos posicionar diante de uma questão crendo que o silêncio ou o tempo é o melhor remédio a “preguiça” pode estar se apresentando.

Nossa atitude diante de um comportamento imoral, anti-ético, ou mesmo uma mentira, que se estabelece entre amigos no ambiente profissional, escolar ou familiar revela o pecado. Ao deixar uma situação se estabelecer, sabendo do erro, sendo permissivos e passivos diante dela, pecamos. O pecado, ou a preguiça, está em evitar o trabalho para resolver os conflitos ou as conseqüências de se posicionar, quando, pensando em manter os relacionamentos, deixamos de dizer: – Não faça. – Não vá. – Não fale. – Está errado. – É imoral. – É Ilegal. – É mentira.

Nosso desafio é não só dizer a verdade, mas ser verdadeiro. Diligência é a virtude oposta a preguiça. Posicionar-se é não ser preguiçoso, uma questão de diligência.

Um comentário:

  1. tava aki pensando: o bicho preguiça é tal bonitinho, tão fofinho, tão guti-guti que nem parece que tem um nome tão ruim.

    o ser preguiça tb eh assim, parece tao gostoso, tão inocente, tão problema nenhum, que qdo se dá conta já estragou a vida de alguém...

    ahh preguiça meu bem meu mal

    ResponderExcluir