segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O que aconteceria se...


Durante anos colecionei revistas em quadrinhos tenho muitas, aos pouco fui parando de comprar, hoje não compro mais, mas ainda não consegui me desfazer delas, estão todas bem embaladas e guardadas, sei que um dia acontecerá o inevitável, já que elas ocupam um espaço razoável.
Dentre tantas  séries com heróis, vilões e ligas  havia uma que se chamava “O que aconteceria se...” Nessa série  seres, chamados de Vigias, observavam o universo sem interferir apenas observando cada situação vivida na terra, estes seres tinham a possibilidade de contar sobre outros possíveis desfechos das mais diversas situações  “se” decisões ou ações tivessem sido diferentes daquelas tomadas.  Na perspectiva desta série o final sempre era outro, diferente do conhecido. Um universo paralelo. Às vezes o resultado era um tremendo absurdo, um caos total, noutras parecia que a outra possibilidade era melhor. Quem lia a série  ao ver uma situação diferente, obviamente só era interessante para um colecionador, terminava dizendo, das duas uma, bom que isto não aconteceu, ou , pena que isto não aconteceu.
Quem de nós nunca se pegou pensando o que aconteceria se? Eu tivesse entrado naquela empresa. Continuado naquele emprego. Se tivesse nascido noutra família. Se estudasse naquela outra escola ou  faculdade. Se não tivesse saído da minha cidade natal. Se tivesse ido morar fora do país. Se tivesse feito aquele negócio. Se tivesse investido mais. Se tivesse casado com outra pessoa. Se tivesse mais um filho. O que aconteceria se...?
Nesta perspectiva pensei: O que aconteceria se Jesus nunca tivesse pisado na terra? Se Ele não tivesse encarnado? Se Ele não tivesse morrido na cruz? Presente, passado e futuro,  nada seria como é. Na verdade segundo a Bíblia se Jesus não tivesse vindo nada existiria. Rm 12.36. Mas, para continuar o raciocínio: Imaginemos que as coisas existissem sem a vinda dEle. Primeiro, não estaríamos  no ano 2009 d. C., o mundo teria outra organização geopolítica, a cidade que estamos teria outro nome,  eu nem conheceria alguns de meus melhores amigos, não seria casado com Adriana. Pior,  meus pais nunca se encontrariam, já que se conheceram numa escola de teologia, logo, eu nem existiria.
Jesus veio!  Pisou na terra. Sua presença  marcou, e marca, a história do mundo. O que Ele fez e o que ensinou dá significado para a vida. Ele faz parte da minha história, desejo que Jesus faça parte da sua história também...
“Disse Jesus: ... Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.”
João 10. 10

Um comentário:

  1. Da hora o texto!
    Isso me lembra um trecho do filme "Crônicas de Nárnia - O príncipe Caspian" a Lúcia vê o Aslam, mas ninguém acredita que ela viu, e ela mesma passa a duvidar disso, então, não faz o que Ele diz pra ela fazer. POr fim, eles acabam se encontrando, ela pergunta se era ele mesmo, ele confirma, e ela diz: Como teria sido se eu tivesse acreditado? ele responde: Você jamais vai saber como teria sido, agora é ouuutra história...

    ResponderExcluir