quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Brasil, meu Brasil brasileiro...


Texto escrito em 20/10/2009

Amo o Brasil, já pisei em quase todos os estados da federação, com exceção de três. Conheço, e até documentei, alguns de nossos extremos: sul e norte, selva e costa, rios e mares, sertão e cidade, picos e cavernas, riqueza e pobreza, fome e fartura, sabedoria e ignorância, paz e violência...

Sempre fui muito patriota, poucos dentre quem conheço são tão, ou mais, patriotas que eu. Alguém disse que isto se deve ao fato de eu ter crescido no interior de um estado do sul do país durante a ditadura. Não creio, mas pode ser. Tendo a acreditar que isto acontece porque conheço esta variedade de aspectos... Lógico, beber água nesta terra, desde sempre, tb é apaixonante... rss

Interessante passar uns dias na Bolívia. Estou em Sta Cruz, por 5 dias, é o melhor e mais rico distrito deste país, responsável por mais de 51% dos negócios e renda do país, ouvi isto de um  de seus cidadãos. Suponho então que é um dos melhores lugares para se viver por aqui....

Uns dias aqui e qualquer pessoa mudaria seu discurso em relação ao Brasil. Nenhum brasileiro viria para turismo neste país. Eu não viria. Dentre os motivos, o principal é que gosto muito do mar e, não sei se sabe, mas por aqui não há mar.

Estou aqui como convidado para treinar diretores de programas de curto prazo. Pessoas que desejam começar um trabalho semelhante ao que o Expresso Ação faz durante as férias de janeiro. Há pessoas do México, Nicarágua, El Salvador, Panamá, Bolívia, Brasil e Chile, além de bolivianos é claro.

Um patriota como eu, aqui, se alegra muito mais com o Brasil, mas até os não patriotas sentiriam a diferença, não seriam tão ácidos em suas criticas.  Não se trata de uma avalição ou perspectiva subjetiva como alguns fazem em relação a cultura ou a beleza de um povo, mas creiam: “Poderia ser pior!” Estamos à frente com nossas leis trabalhistas, nossa educação, arquitetura, rodovias, até nossos políticos e nossa polícia. Temas que, sem falsa modéstia, estamos alguns passos a frente.

Poderia ser pior, muito pior. Escrever isto não me faz defensor ou alienado em relação ao que somos ou ao que temos. Paradoxalmente poderíamos ser tb melhores do que somos...  Mas isto fica para outro post...

Nenhum comentário:

Postar um comentário